O motorista de ônibus precisa estar atento à sua segurança, dos seus passageiros e mesmo da carga que transporta durante todo o tempo que está atrás do volante. Como as jornadas não são curtas, esse tempo de tensão acaba trazendo estresse e desconforto que afetam sua produtividade.
Neste post vamos te mostrar como melhorar a postura do motorista durante o trabalho é uma ferramenta simples e efetiva para melhorar seu conforto, segurança e saúde. Confira!
TENHA CUIDADO COM AS COSTAS
Uma das regiões que mais acarretam problemas aos motoristas é a lombar. A região das costas sofre com os longos períodos em que é preciso estar sentado para conduzir um caminhão ou ônibus.
Para minimizar o problema, é importante que a postura do motorista esteja ereta e totalmente apoiada no encosto do banco. Dessa forma, toda a coluna fica sustentada, evitando que ela seja sobrecarregada. Assim, é possível evitar o desconforto diário ou mesmo problemas mais sérios como a lombalgia — uma dor crônica na região lombar.
PROTEJA SUA CABEÇA
Ajusta a altura do encosto para a cabeça presente no banco é uma ferramenta importante para a postura do motorista: quando bem ajustada, ela evita que o pescoço fique erradamente inclinado para trás e ainda oferece apoio para que o condutor não fique curvado em direção ao veículo.
Manter o pescoço alinhado ao restante da coluna, portanto, é diminuído o peso sobre próprio pescoço, diminuindo riscos de desconforto ou mesmo do aparecimento do torcicolo.
E vale lembrar, também, que o encosto bem regulado é importante para evitar o efeito chicote em caso de acidentes — em caso de choque, a cabeça do motorista pode ser lançada para trás de forma violenta, mesmo em baixas velocidades, caso o encosto não esteja regulado para diminuir o impacto.
NÃO SE ESQUEÇA DE MÃOS E BRAÇOS
O modo como o motorista segura o volante faz toda a diferença no seu conforto. O ideal é que ele mantenha as duas mãos sobre o que equipamento, sem flexionar demais os braços ou mantê-los muito estendidos. Os ombros também devem estar na altura do ponto mais alto do volante.
Apoiar uma das mãos sobre o câmbio por muito tempo não é uma ação muito indicada: isso causa um desalinhamento na postura do motorista e pode causar dores nos braços, mãos, ombros e costas.
CUIDE DE PÉS E PERNAS
Quando o assunto é postura do motorista, também não podemos deixar de falar sobre o posicionamento correto de pés e pernas. Primeiro, é preciso fazer com que a altura do banco não faça com que seus joelhos fiquem muito dobrados ou esticados.
Depois, é preciso descansar os calcanhares no assoalho do veículo sempre que possível. Dessa forma, o motorista não precisa se sobrecarregar com todo o peso das pernas durante todo o período que estiver encarando o trânsito, evitando dores e câimbras.
Lembre-se também de só manter os pés no pedal quando necessário, além de utilizar calçados firmes e antiderrapantes, garantindo que o acionamento dos pedais seja rápido e seguro.
Fonte: Rodobens
Imagem: Bigstock by dolgachov